Discurso de oradora! =)

Como vocês sabem fui escolhida para ser oradora da minha turma, confesso que fiquei bastante lisonjeada pela nomeação, não era pra menos! Mas afirmo que essa não é uma tarefa fácil, então após escrever e reescrever as homenagens deixo aqui para você o resultado do meu pensar...

Boa Noite a todos. Uma saudação especial para os formandos de Psicologia, que me delegaram a responsabilidade e a honra de representa-los neste momento tão especial para todos.
Quero, primeiramente, agradecer a Deus, pela oportunidade de estarmos aqui, comprimindo mais uma etapa de nossa caminhada. Uma trajetória que permitiu muitos encontros.
Diante da singularidade de cada um, nos encontramos através da mesma escolha, que nos proporcionou a convivência durante esses anos. Os motivos foram diversos: alguns queriam se conhecer melhor; e aprenderam a conhecer o outro. Tem gente que tinha o objetivo de ajudar e entender as pessoas. Esses, se conheceram. Tem aqueles que vieram porque não tinham escolhas. Esses, descobriram que não escolher já é uma escolha. Outros já não sabem qual o motivo que os trouxeram até aqui. Esses, nem Freud explica!
Podemos dizer que essa diversidade gerou alguns conflitos, e aprendizagens também, por que não? Durante nosso caminho como profissionais, podemos ser julgados como seres sábios e podemos ser temidos por isso também. Alguns vão dizer que possuímos poderes de desvendar e julgar as pessoas de acordo com as nossas ideologias. Portanto, devemos nos embasar sempre na ética de um profissional psicólogo, respeitando a autonomia do outro, tornando-o capaz de realizar as suas escolhas e se realizando através dela. Não impondo direções de acordo com as nossas convicções. Devemos também aprender a aceitar que somos sujeitos faltosos, sofredores e indecisos. Assim, aprendemos que o ser que se constitui como humano vai além do que a filosofia pode supor. Somos um mistério em busca de um desvendar contínuo.
Acredito que ser psicólogo vai além de ser um graduado nessa área de Ciências Humanas. É um ser e estar diante de todos e de cada um. É tratar com empatia a existência e fenômenos apresentados e representados; é compreender os atos condicionados ou falhos como prática de todos. Os futuros clientes, pacientes, sujeitos, indivíduos (a nomeação depende da abordagem escolhida), que me desculpem , mas tenho que dizer que, por mais que eles possam nos julgar como sujeitos de suposto saber, não temos esse dom divino. Esse é perfeito demais para a nossa eterna imperfeição.
Assim, construímos a nossa história. O que fica se resume em saudade, se descreve em esforço e se concretiza na realização de um sonho. Sonho esse que alguns amigos deixaram de sonhar. A eles o nosso desejo de que um dia eles possam estar aqui realizando o mesmo feito.
Não poderíamos deixar de reconhecer e prestigiar os professores que compartilharam o saber; os supervisores, que auxiliaram na prática e às vezes nos sufocaram com os relatórios finais; a coordenação, pelo estímulo e assistência; e a instituição, pela possibilidade. Mas, devemos, principalmente, dividir a alegria de hoje com nossos familiares e amigos, pois sem este apoio e incentivo, certamente não conseguiríamos essa vitória.
Orgulhamos-nos do que somos e do que conquistamos. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa caminhada. Assumimos aqui as responsabilidades que nos cabem e desejamos a todos uma comemoração inesquecível.

Agradecimentos especiais ao meu pai que me auxiliou nas correções ortográficas! =)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário